Cálculo de sobrecarga
Para o correto cálculo do tamanho e altura da laje, primeiramente, são considerados os valores de carregamento ou sobrecarga, que exercerá influência na pressão sobre ela. O papel do engenheiro estrutural se revela importante na determinação destes cálculos principalmente para as obras de grande porte como prédios acima de quatro andares ou obras horizontais com grande vão ou sobrecargas altas.
Inicialmente se separam as cargas atuantes. As cargas permanentes serão aquelas intrínsecas à laje e outros elementos construtivos fixos como o peso do concreto, revestimento, alvenaria, enchimento e outros. Aquelas que são sobrecargas de utilização como peso das pessoas, móveis, veículos, etc. damos o nome de Carga Acidental ou Sobrecarga.
Para todo esse processo acontecer se analisam todas minúcias do projeto arquitetônico como revestimentos de paredes, pisos, forros e elementos de fachada, aos tipos de materiais a serem empregados nas alvenarias e às dimensões desses elementos.
Com isso, junta-se os números às referências de sobrecarga encontradas na tabela ABNT norma NBR 6120/80 (ver abaixo).
Finalizados os cálculos parte-se para a elaboração do plano estrutural, definindo aí o número e localização dos pilares pra sustentar a laje em sua colocação.
Para pedir seu orçamento ou requisitar uma visita à sua obra sem compromisso entre em contato pelo Fale Conosco, telefone ou WhatsApp.
Tabela de Cargas Acidentais da NBR6120
Observações
– Os valores apresentados nesta tabela acima são determinados pela norma NBR-6120 (cargas para o cálculo de estruturas de edificações) da ABNT.
– Deve-se ficar bem claro que são valores MÍNIMOS GERAIS, sendo extremamente importante uma avaliação pontual de sua obra para se determinar os valores de sobrecarga a serem considerados.