INDICAÇÃO
Vencer alturas entre patamares com espaço reduzido, economizando espaço em relação a escadas convencionais.
Ambientes internos ou externos
DESENHOS TÉCNICOS
+ Degraus pré-moldados em concreto armado com encaixe central.
+ Produzidos nas medidas de 60cm, 70cm e 80cm, sendo necessário diâmetro mínimo em ambos patamares de 130cm, 150cm e 170cm, respectivamente para cada tamanho de degrau.
+ Os degraus podem ser revestidos com pedras, madeira, mármore ou granito. Também podem ser pintados.
+ Corrimões também podem ser estilizados de acordo com o que o cliente escolher.
Pode,desde que respeitadas as medidas mínimas de colocação na obra.Em determinados casos se recomenda a utilização de um número reduzido de degraus para vencer um desnível menor.
No caso de uma escada de concreto pré-moldada igual à que a Lajes Jundiaí vende, tem-se a opção do piso com concreto aparente. É possível colocar outro tipo de revestimento no concreto, porém ele tem que ser resistente ou então fácil de colocar.
Alguns exemplos de revestimentos dos degraus: madeira, pedra, mármore, granito, etc. Todos eles duram bem e ajudam acertar pequenas diferenças nos degraus. Lembrando que pra evitar deslizamentos o material deve ser antiderrapante. Já o corrimão, pelo menos instalado em um dos lados, pode ser de madeira, de metal, etc. A escada também pode ser pintada com látex, tinta acrílica, resina acrílica para concreto e outras tintas, de acordo com o ambiente onde estiver instalada.
Uma coluna de concreto é instalada entre os andares que a escada irá conectar. Vai se medindo os ângulos entre os degraus, que vão sendo montados um sobre o outro até o final da coluna. É necessário que exista uma proporção entre a altura e a profundidade de cada degrau. Uma faixa de ergonomia possível e recomendável é altura de um degrau para o outro de 17 a 19 cm (espelho da escada). Portanto, os degraus têm que ter sempre o mesmo tamanho, e a proporção da altura e da profundidade dos degraus deve ser a mesma. Lembre-se: a aprovação de um projeto por um engenheiro é essencial.
O projeto de uma escada é sempre feito em função do tipo do imóvel e da sua utilização. Assim, uma escada em uma escola infantil deve ter características diferentes das de uma escada em uma casa de praia, por exemplo. Dessa forma, é responsabilidade do autor do projeto especificar itens como: largura, inclinação, dimensões dos degraus, posicionamento no ambiente, tipo e material dos corrimãos, entre outros, levando em conta, sempre, o usuário final da escada.
Algumas ideias que podem ser sugeridas:
- Posicionar a escada em um local em que ela se torne mais visível e mais bonita.
- Posicionar uma escada no meio de um ambiente para criar uma divisão espacial com a própria estrutura e fluxo.
- Direcionar o fluxo das pessoas para determinado local.
- Aproveitar melhor o espaço mobiliável nos dois pisos com uma escada mais íngreme.
- Obter uma escada mais confortável com uma subida suave e vários patamares.
- Dividir áreas para usuários diferentes com o posicionamento da escada.
- Oferecer mais segurança aos usuários com o correto dimensionamento da largura, espelho e pisada.